Quer alugar um veículo?

Contrate sempre o serviço de empresas legalizadas. Nunca alugue veículos de terceiros, nem de empresas irregulares. O CADASTUR - possui uma lista de locadoras que pode ajudá-lo a alugar um carro com segurança.

Caso queira fazer a sua escolha, pesquise bastante sobre preços e condições adequadas a sua necessidade. Verifique sempre a documentaçào e as condições do veículo e leia atentamente o contrato antes de formalizar a locaçào.

Se você alugar um veículo de uma locadora, leia atentamente os direitos e deveres do contrato.

Pagamento

Ao alugar um veículo, nunca assine notas, recibos ou faturas em branco. Caso a empresa insista nessa prática, denuncie o fato a um órgào de defesa do consumidor. Lembre-se: todas as despesas relativas à  locação, como seguros opcionais, impostos e combustíveis, devem ser pagos no local acordado com a empresa para a devoluçào do veículo.

Locação internacional

Em caso de aluguel de veículo em outro país, verifique com a locadora se o pagamento das diárias deverá ser feito no Brasil ou no país onde será utilizado o veículo. O pagamento deve ser em dinheiro, cheque de viagem ou cartào de crédito internacional.

Habilitação

Antes de viajar, consulte a legislação de trânsito do país que você vai visitar para evitar surpresas. Procure saber, por exemplo, o tipo de habilitaçào exigida, documentos de porte obrigatório, limites de velocidade, tipo de clima e idade mínima para a condução do veículo, condiçào que varia de acordo com as normas de cada país.

Cuidados gerais

Reserve com antecedência o veículo que deseja alugar, informando à  locadora, a marca, o modelo, acessórios e equipamentos de sua preferência. Verifique se a documentação está em dia e se o veículo dispõe de seguro. Se possível, alugue um veículo com cobertura total, para que você possa viajar com mais tranquilidade.

Ao receber o veículo, verifique as condições gerais e os itens de segurança como estado dos pneus, freios, suspensào e parte elétrica. Observe se nào há avarias, arranhões e amassados na lataria, no interior e nos acessórios, registrando tudo na vistoria, antes e depois da viagem. Se viajar com crianças peça a cadeirinha ou assento de elevaçào, conforme o caso.

Na devoluçào do veículo, registre a hora da entrega e apresente o carro com o tanque cheio. No caso de atraso na entrega, será cobrada uma multa que varia de acordo com a empresa, mas que em média, é um terço da diária. E o mais importante: dirija com responsabilidade, afinal, você é responsável pelas infrações cometidas durante a locaçào.

Cuidados técnicos

Comunique imediatamente à  locadora, se o carro ou algum equipamento for furtado, roubado, ou se ocorrer algum acidente na viagem. Nestes casos nào esqueça de fazer o boletim policial, para que a locadora faça a cobertura dos danos.

No caso de problemas mecânicos, a maioria das locadoras oferece serviços de assistência mecânica, elétrica e reboque. Informe-se sobre os locais e horários em que o serviço está disponível e programe-se de acordo com o seu roteiro de viagem.

Respeite as leis de trânsito e redobre a atençào com as placas de sinalizaçào. Leve sempre com você a documentaçào pessoal e a do veículo. Tenha também sempre à  mão, mapas ou sistemas de localizaçào geográfica.

Para saber mais sobre ações relacionadas, acesse o seguinte website:
Associaçào Brasileira das Locadoras de Automóveis

 

Assessoria de Comunicação do MTur
imprensa@turismo.gov.br
(61) 2023-7055


PUBLICADA EM: 31/03/2014 16:59:29 | VOLTAR PARA Informações e dicas | OUTRAS PUBLICAÇÕES
FONTE: http://www.turismobrasil.gov.br/mtur.destino/viajelegal/viaje_legal_transporte.jsp


AGENDA DA ASSOCIAÇÃO
Próximos eventos
UNIDADES E CONTATOS
Endereço, e-mails e telefones

Parceiros e fornecedores
Tudo o que você precisa:

Nossos contatos
Vamos conversar?

  • 31 - 3281 7711
  • 31 - PLU
  • dora@flapturismobh.com.br
  • dora@flapturismobh.com.br
  • Fale conosco

Redes sociais
Curta nossas redes

Diretoria e colaboradores
Conheça nossa equipe

Administação do site
Atualizar conteúdo do site

Fale WhatsApp